NO LARGO DO PAISSANDÚ (1)

Estas imagens registradas na década de 1940 provavelmente são de autoria de  Sebastião de Assis Ferreira visto que nesta época o fotógrafo elaborou uma série de fotos do histórico logradouro — estas abaixo foram tiradas a partir do Prédio José Paulino Nogueira levantado entre as ruas Capitão Salomão e Abelardo Pinto. 




Em 1º plano — na esquina do outrora  Becco do Paysandú, desde 1973 oficializado como Rua Abelardo Pinto Piolin —, obras no Edifício José Paulino Duarte e mais à frente, o prédio onde está instalado o Piolin Palace Hotel.  Ao fundo, à direita do Cine Art Palácio na Avenida São João, foram  construidos  respectivamente: o Edifício Grandes Galerias, popularmente conhecido como Galeria do Rock; o prédio comercial da C&A e o Edifício Domingos Fernandes Alonso - Galeria Olido.






Ao fundo, a Rua Visconde do Rio Branco e obras para seu alargamento. A Lei 4608 de 31/12/1954 oficializou a denominação Avenida Rio Branco. Repare à sua direita, a Igreja Luterana e ao lado, na esquina da Rua Antonio de Godoy, o terreno onde foi construido o Edifício Wilton Paes de Almeida que inaugurado em 1968 desabou em 2018.  À extrema direita, na esquina da Capitão Salomão, o Condomínio Edifício Paissandú; ao lado, o Cine Bandeirantes que em 1966 foi reinaugurado como Cine Ouro. À esquerda da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a Rua do Boticário, antiga Amador Bueno.





Embaixo à esquerda na esquina da Rua Capitão Salomão, obras do Cine Paissandú; à direita, o Condomínio Edifício Paissandú. Ao fundo, na esquina da Rua do Boticário, antiga Amador Bueno, o Edifício Daniel Martins Ferreira construido no local onde estava o Hotel Suisso.








Comentários